Nova Ecologia dos Meios e Tecnologia

Quando pensamos em ecologia dos meios, o que vem ao pensamento é o desenvolvimento tecnológico. De fato, as tecnologias alteram os meios. Mas será que somente os meios sofrem essa alteração? Não. Os meios são alterados, mas os cidadãos também. Ou melhor: a relação entre os cidadãos e os meios. Essa foi a proposta do canadense Marshall McLuhan e o norte-americano Neil Postman ao pensarem no conceito, no início da década de 1970. Uma proposta que alterava o cenário das teorias da comunicação naquele momento mundial, quando os estruturalistas propunham como objeto de estudo a estrutura das mensagens, ao invés de observar os fluxos comunicacionais ou o papel da comunicação na construção da cultura e daquela sociedade.

Ao pensarem em ecologia dos meios, McLuhan e Postman estavam preocupados com a relação entre a sociedade e os meios, em como a sociedade alterava os meios, e de que maneira os meios se envolviam com a sociedade. Por essa razão, e conscientes da importância dessa significação, esses   teóricos criaram um programa de Doutorado na Universidade de Nova Iorque com, basicamente, duas linhas de investigação: a dos meios como ambientes, nas mãos de Neil Postman, e a dos meios como espécies, sob responsabilidade de Marshall McLuhan. Décadas se passaram e a busca por explicações  obre ecologia dos meios continua justificada, provavelmente jamais como antes.

O livro apresenta uma coletânea de capítulos selecionados a partir de um call for papers internacional e oferece uma diversidade de debates. Os textos, publicados nos idiomas originais dos autores, abordam investigações desenvolvidos a partir de diversas metodologias, numa ordenação que constrói a narrativa cientifica pensada na construção do conhecimento sobre diversos temas.

 

Organizadores: Denis Renó, Vicente Gosciola e Luciana Renó

Autores: Alex Vissoto, Antônio Carlos Sementille, Antônio Francisco Magnoni, Damian Mendoza Zambrano, Denis Renó, Diana Rivera-Rogel, Felipe de Oliveira Mateus, Francine Micheli, Gisele Maria Souza Barachati, Isidro Marín-Gutiérrez, Ivan Abdo Aguilar, João Fernando Marar, Leyberson Pedrosa, Liliane de  Lucena Ito, Luciana Galhardo Batista Simon, Luciana Renó, Marcello Zanluchi Surano Simon, Marilena de Moraes Barcellos, Matheus Tagé Verissimo Ribeiro, Mayckel Barbosa de Oliveira Camargo, Renata Barreto Malta, Renata Svizzero Fakhoury, Ruhan Victor Oliveira dos Santos, Thiago Vasquez Molina, Vicente Gosciola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *